Foi uma partida tensa, com cara de final. Depois de uma temporada conturbada em função da pandemia de coronavírus, o futebol prevaleceu. Flamengo e Inter disputaram uma autêntica decisão de campeonato, neste domingo, no Maracanã, fazendo valer cada ponto conquistado. Melhor para o Rubro-Negro que, de virada, derrotou o rival direto na disputa pelo título, assumiu a liderança do Brasileirão e ficou a uma vitória de levantar mais uma taça sem depender de outro resultado.
Ao vencer por 2 a 1, o Flamengo precisa ainda derrotar o São Paulo na última rodada, nesta quinta-feira, para conquistar o oitavo título brasileiro. Caso empate ou perca, a equipe dependeria de um tropeço do Inter contra o Corinthians, para levantar a taça.
‘Lei do ex’ às avessas
Personagem do duelo, o lateral-direito Rodinei facilitou a vida do Flamengo, contra o qual só poderia atuar mediante pagamento de multa de R$ 1 mihão. O jogador foi expulso com o auxílio do VAR, após uma entrada violenta no tornozelo do lateral-esquerdo Filipe Luís, no início do segundo tempo.
Foi a senha para o adversário crescer no jogo e buscar a virada. Com um a mais, o técnico Rogério Ceni ousou ao colocar Pedro no lugar de Isla. A mexida sacudiu o time que chegou com Gabigol sendo mais uma vez decisivo numa final, marcando na saída de Marcelo Lomba.
Com o gol, o treinador rubro-negro consertou o sistema defensivo, recompondo a zaga e passou a jogar com inteligência. O placar poderia ter sido mais elástico. Pedro chegou a marcar duas vezes, mas o VAR anulou, na primeira jogada, assinalando o impedimento e, na segunda, viu uma falta do atacante no zagueiro antes de completar para a rede.
Bruno Henrique ainda teve uma chance de ouro, perdendo um gol incrível, no último lance de perigo do clássico.
Apesar da superioridade, o Flamengo passou por maus bocados. Logo no início do jogo, o zagueiro Gustavo Henrique agarrou Yuri Alberto dentro da área tolamente, dando um pênalti de presente para o Colorado. Edenílson não desperdiçou a cobrança, colocando o Inter em vantagem.
Mas, ainda no primeiro tempo, o Flamengo empatou numa bela jogada de Bruno Henrique, que tocou para Arrascaeta marcar de canhota num chute cruzado.