O dia 6 de janeiro de 2021 entrou para a história como uma tentativa de golpe à democracia americana. Centenas de vândalos invadiram o Congresso, a fim de derrubar a certificação da vitória de Joe Biden na eleição presidencial, em novembro de 2020. As cenas mostram o que alguns policiais passaram, enquanto os agressores forçaram a entrada na sede do poder legislativo dos EUA.
Veja nas imagens obtidas pela Rede CNN:
As consequências foram inúmeras. A começar pelas cinco vítimas fatais, incluindo um policial atingido por um tiro dentro do Capitólio. Ao fim do teatro de horrores, os congressistas se reuniram novamente para chancelar a vitória de Biden.
Na madrugada do dia seguinte, Donald Trump, enfim, reconheceu a derrota e prometeu uma transição de poder “suave”. A posse de Biden está marcada para o próximo dia 20.
A mudança de tom não alterou as intenções dos democratas e de muitos republicanos, no Congresso. O impeachment foi intensamente debatido e deve chegar ao plenário para votação já no início desta semana.
Além das perdas políticas, Trump também sofreu com a sua comunicação. As redes sociais se uniram e proibiram postagens até o dia da posse, no Facebook e Instagram. Já o Twitter foi além e baniu o presidente definitivamente, por considerá-lo um risco à segurança nacional.
A iniciativa da principal ferramenta de publicação de Trump suscitou um amplo debate sobre o que define a liberdade de expressão. Enquanto seus apoiadores condenaram a atitude da plataforma, opositores consideraram positivo o banimento.