quinta-feira, outubro 21, 2021
No menu items!
Início Estados Unidos Vídeo mostra momento em que policiais são encurralados por vândalos no Capitólio

Vídeo mostra momento em que policiais são encurralados por vândalos no Capitólio

O dia 6 de janeiro de 2021 entrou para a história como uma tentativa de golpe à democracia americana. Centenas de vândalos invadiram o Congresso, a fim de derrubar a certificação da vitória de Joe Biden na eleição presidencial, em novembro de 2020. As cenas mostram o que alguns policiais passaram, enquanto os agressores forçaram a entrada na sede do poder legislativo dos EUA.

Veja nas imagens obtidas pela Rede CNN:

As consequências foram inúmeras. A começar pelas cinco vítimas fatais, incluindo um policial atingido por um tiro dentro do Capitólio. Ao fim do teatro de horrores, os congressistas se reuniram novamente para chancelar a vitória de Biden.

Na madrugada do dia seguinte, Donald Trump, enfim, reconheceu a derrota e prometeu uma transição de poder “suave”. A posse de Biden está marcada para o próximo dia 20.

A mudança de tom não alterou as intenções dos democratas e de muitos republicanos, no Congresso. O impeachment foi intensamente debatido e deve chegar ao plenário para votação já no início desta semana.

Além das perdas políticas, Trump também sofreu com a sua comunicação. As redes sociais se uniram e proibiram postagens até o dia da posse, no Facebook e Instagram. Já o Twitter foi além e baniu o presidente definitivamente, por considerá-lo um risco à segurança nacional.

A iniciativa da principal ferramenta de publicação de Trump suscitou um amplo debate sobre o que define a liberdade de expressão. Enquanto seus apoiadores condenaram a atitude da plataforma, opositores consideraram positivo o banimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES