Caixas cheias com a vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech estão a caminho de hospitais em todo o país, incluindo muitos em Massachusetts. Previa-se inicialmente que o Tufts Medical Center seria um dos primeiros hospitais do estado a receber o carregamento da vacina na segunda-feira à tarde, mas um porta-voz do hospital disse que a entrega agora está prevista para terça-feira.
Outros hospitais do Bay State também receberão remessas na terça-feira. Cerca de 2,9 milhões de vacinas serão enviadas em todo o país nesta semana, incluindo 59.475 doses iniciais com destino a Massachusetts.
Os hospitais de pesquisa maiores – como o Tufts – são equipados com freezers especiais que podem armazenar a vacina da Pfizer, que deve ser mantida a pelo menos 70 graus abaixo de zero.
Alguns hospitais menores que não possuem o equipamento necessário devem aguardar a aprovação da vacina da Moderna, pois sua versão pode ser armazenada em um freezer padrão.
Cada instalação está usando seu próprio sistema para determinar quem será vacinado primeiro. A Tufts planeja começar com membros da equipe que trabalham diretamente com pacientes COVID-19.
“Estamos tentando identificar os funcionários frontais que estão trabalhando diretamente com os pacientes com COVID e interagindo com os pacientes diários também, o que é igualmente importante saber sobre a transmissão assintomática de COVID”, disse o Diretor de Gerenciamento de Emergências da Tufts Medical Centro, Nick Duncan.
“Temos um sistema bastante simplificado que vai abri-lo e estamos preparados para vacinar antes do final do ano, para ter 3.000 consultas disponíveis para nossa equipe para a primeira dose da vacina”.
A vacina está chegando à medida que os casos continuam aumentando em Massachusetts. Somente no domingo, o estado relatou 4.677 novos casos de COVID-19.
Inicialmente, as doses serão aplicadas em profissionais de saúde e pessoas idosas, conforme o plano de vacinação divulgado pelo estado, semana passada.
