Sem acordo para um debate presencial, Joe Biden e Donald Trump usarão o horário reservado para o que seria uma discussão cara a cara por holofotes. Em espaço nobre da televisão americana, os adversários vão medir a popularidade apresentando as suas propostas, em canais diferentes, ao mesmo tempo.
O duelo televisivo terá Donald Trump respondendo a questionamentos de eleitores na NBC News, nesta quinta-feira, às 20h (de Boston). No mesmo horário, num evento semelhante, Joe Biden estará ao vivo na ABC News.
O formato town hall conta com um mediador e eleitores que farão perguntas aos candidatos, no lugar de um debate inicialmente programado, no qual Trump e Biden se enfrentariam diretamente, em Miami, na Flórida.
A principal diferença será a duração: Trump terá 1 hora, e Biden, 90 minutos.
O debate foi cancelado depois que o presidente se recusou a participar de um debate virtual, por medida de segurança, após contrair Covid-19.
Segundo a NBC, para participar do evento desta quinta, Trump apresentou um teste negativo para o coronavírus, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, e revisado pelo Dr. Anthony Fauci, infectologista chefe da força-tarefa de combate ao coronavírus da Casa Branca. Ele atestou que Trump não está mais transmitindo o vírus.
Ainda assim, o presidente ficará a uma distância de mais de 3,5 metros da mediadora Savannah Guthrie e dos membros da plateia. Os eleitores só entrarão no estúdio após terem suas temperaturas medidas e deverão usar máscaras o tempo todo.
Após o anúncio, a NBC foi alvo de críticas, especialmente por agendar o programa para o mesmo horário do evento de Biden, impedindo que o público assista aos dois. Segundo a agência Associated Press, um pedido de boicote ao town hall de Trump entrou nos trending topics do Twitter pouco depois.
Donald Trump e Joe Biden ainda têm um debate marcado para 22 de outubro, em Nashville, Tennessee, com mediação de Kristen Welker, da NBC News.