sexta-feira, outubro 15, 2021
No menu items!
Início Estados Unidos Trump afirma estar olhando sobre a questão de estudantes brasileiros impedidos de...

Trump afirma estar olhando sobre a questão de estudantes brasileiros impedidos de entrar nos EUA; vídeo

A luta dos estudantes brasileiros para a volta às aulas, nos Estados Unidos, está em pauta na Casa Branca. O presidente Donald Trump declarou, nesta segunda-feira, que avalia a situação dos alunos matriculados em universidades americanas, por enquanto, impedidos de ingressar no país, por conta da proibição em função da pandemia de coronavírus.

“Estamos olhando para a situação dos estudantes brasileiros voltarem. Estamos cuidando de todos eles”, garantiu o presidente.

Estima-se que cerca de 10 mil estudantes aguardam, no Brasil, uma alternativa para retornar às classes. Muitos deles têm aulas presenciais programadas para começar no fim deste mês.

Um grupo foi criado, e a articulação parece estar surtindo efeito. Na semana passada, parlamentares do Partido Democrata enviaram uma carta ao Departamento de Segurança Interna, solicitando que a questão envolvendo estudantes internacionais fosse revisada pelo governo federal.

Com a proibição de viajantes oriundos de vários países, muitos alunos correm o risco de ficar num limbo educacional. Além da perda do semestre, há o risco da anulação de bolsas, caso as faltas involuntárias sejam aplicadas e, o que é pior, o cancelamento de vistos devido à ausência forçada pelos Estados Unidos.

No Brasil, um perfil no instagram (“wetheforeigner”) foi criado e reúne mais de 5 mil estudantes à espera de uma solução. O criador da página, Daniel Setton, criticou a postura do Itamaraty, distante em relação ao drama dos estudantes, segundo ele:

“O Itamaraty tem como função a diplomacia. O nosso governo poderia fazer alguma solicitação junto ao governo americano, oferecer algum tipo de ajuda, mas sequer nos atende. O Itamaraty só responde quando há algum questionamento por parte da imprensa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES