O prefeito Marty Walsh afirmou que os policiais federais que o presidente Donald Trump planeja enviar para várias partes do país, com o intuito de reprimir protestos, não são bem-vindos em Boston.
“Vimos imagens de oficiais federais não identificados detendo agressivamente manifestantes em Portland, Oregon”, disse Walsh em entrevista coletiva. “E ouvimos o presidente dizer que está levando essa estratégia para outras cidades”.
“Quero deixar absolutamente claro que esse comportamento e esse tipo de ajuda não são bem-vindos na cidade de Boston”, afirmou Walsh. “Está sendo feito sem coordenação, sem consideração pelos direitos e segurança dos manifestantes e parece estar escalando desnecessariamente a situação”.
O prefeito disse ainda que assinou uma carta com outros prefeitos, incluindo Ted Wheeler, de Portland, e Lori Lightfoot, de Chicago, pedindo ao Departamento de Justiça e ao Departamento de Segurança Interna “que retirem essas forças e acabem com essa estratégia imediatamente”. Os prefeitos também enviaram uma carta ao Congresso solicitando audiências públicas sobre o assunto.
Em Boston, Walsh acrescentou: “apoiamos o movimento pela justiça racial. Construímos confiança e solidariedade com aqueles que estão demonstrando. E as manifestações de Boston, com poucas exceções, foram pacíficas”.