As pessoas totalmente vacinadas, nos Estados Unidos, podem se reunir com outras pessoas vacinadas dentro de casa sem usar máscara ou distanciamento social, de acordo com a orientação pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
As recomendações anunciadas nesta segunda-feira também afirmam que as pessoas vacinadas podem se reunir da mesma forma – em um único domicílio – com pessoas consideradas de baixo risco para doenças graves, como no caso de avós vacinados que visitam filhos e netos saudáveis.
A orientação foi projetada para atender a uma demanda crescente, à medida que mais adultos estão sendo vacinados e se perguntando se isso lhes dá maior liberdade para visitar familiares, viajar ou fazer outras coisas como faziam antes da pandemia de COVID-19.
Durante uma coletiva de imprensa, a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, chamou a orientação de “primeiro passo” para restaurar a normalidade na forma como as pessoas se reúnem.
Ela disse que mais atividades seriam permitidas para indivíduos vacinados assim que o número de casos e mortes diminuísse, mais pessoas fossem vacinadas e mais ciência surgisse sobre a capacidade daqueles que foram vacinados de espalhar o vírus.
O CDC continua a recomendar que as pessoas totalmente vacinadas ainda usem máscaras bem ajustadas, evitem grandes reuniões e se distanciem fisicamente de outras pessoas quando estiverem em público.
O CDC também aconselhou as pessoas vacinadas a fazerem o teste se desenvolverem sintomas que possam estar relacionados ao COVID-19.
As autoridades dizem que uma pessoa é considerada totalmente vacinada duas semanas após receber a última dose necessária da vacina. Cerca de 31 milhões de pessoas – ou apenas cerca de 9% da população dos EUA – foram totalmente vacinadas.

A orientação foi “uma notícia bem-vinda para uma nação que está compreensivelmente cansada da pandemia e anseia por retomar as atividades normais com segurança”, disse o Dr. Richard Besser, presidente e CEO da Fundação Robert Wood Johnson e ex-diretor interino do CDC.
O órgão não alterou suas recomendações sobre viagens, o que desencoraja deslocamenteos desnecessárias e exige que todos sejam testados alguns dias antes da viagem. Isso pode parecer confuso para as pessoas vacinadas que desejam visitar a família em todo o país ou no exterior.
A nova orientação também não diz nada sobre ir a restaurantes ou outros lugares, embora os governadores estejam suspendendo as restrições aos negócios.