Com um gol do zagueiro Gustavo Gomez, o Palmeiras derrotou o Grêmio na noite deste domingo, em Porto Alegre, e ficou a um empate do título da Copa do Brasil. O jogo de volta será disputado no próximo domingo, em São Paulo.
O clima de decisão foi refletido em campo. Diferentemente da postura adotada na final da Copa Libertadores, o Palmeiras buscou mais o ataque. Ja o Grêmio encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio adversário, apesar de um volume maior de jogo.
O Palmeiras chegou ao gol aos 31 minutos do primeiro tempo. Numa jogada ensaiada de escanteio, Gustavo Gomez acertou uma cabeçada à queima-roupa, deixando o goleiro Paulo Vitor nocauteado, incapaz de fazer a defesa.
A vantagem tranquilizou o Alviverde, que passou a atuar com inteligência, estocando o adversário vez ou outra, mas sempre com perigo. Num belo lance de Raphael Veiga, o time por pouco não ampliou com Roni que não aproveitou a ótima jogada, chutando por cima do gol.
O Grêmio não conseguiu aproveitar a superioridade em campo, após a expulsão do zagueiro Luan, ao desferir uma cotovelada em Diego Souza. O Palmeiras segurou o resultado e, agora, será tetracampeão da competição, caso consiga, pelo menos, um empate. Se houver uma vitória simples do Tricolor, a disputa irá para os pênaltis. Não há gol qualificado para quem marca fora de casa.