O pai de Jacob Blake, o homem negro que foi baleado pela polícia em Kenosha, Wisconsin, afirmou nesta terça-feira que seu filho ficou paralisado da cintura para baixo.
O pai de Blake disse ao jornal “Chicago Sun-Times” que foi informado de que seu filho foi baleado oito vezes durante o confronto de domingo com a polícia, imagem capturada em vídeo de celular, o que levou a duas noites de distúrbios na cidade entre Milwaukee e Chicago.
Jacob Blake, que tem o mesmo do filho, estava dirigindo de Charlotte, Carolina do Norte, para Kenosha para ficar com seu filho. Ele declarou que a ação da polícia deixou “oito orifícios” no corpo e está paralisado da cintura para baixo, embora os médicos não saibam se a paralisia será permanente.
O tiroteio causou revolta, se espalhando pelas ruas de Kenosha, com a polícia novamente disparando gás lacrimogêneo contra centenas de manifestantes que desafiaram o toque de recolher, atiraram garrafas e fogos de artifício contra os policiais.
A cidade de Wisconsin, no sudeste, se tornou o último foco do país em um verão de agitação racial, depois que imagens de celular da polícia atirando em Blake enquanto ele se dirigia para o seu carro, aparentemente, desobedecendo a ordem de um policial. O homem de 29 anos foi hospitalizado em estado grave.
A polícia disse que estava respondendo a uma ligação sobre uma briga doméstica quando encontraram Blake. Eles não disseram se o homem estava armado ou por que a polícia abriu fogo e não divulgaram detalhes sobre a briga.