A Fifa anunciou nesta sexta-feira que haverá Mundial de Clubes em dezembro de 2021, no atual formato com sete equipes. O torneio voltará ao Japão após quatro anos dividido entre Emirados Árabes e Catar, no modelo com um participante de cada continente e um representante do país sede.
O projeto de um novo Mundial de Clubes com 24 equipes ainda está mantida, mas segue sem data para acontecer. Ela permaneceu no papel depois que a pandemia forçou o adiamento da Eurocopa e Copa América para o meio de 2021.
Como em 2022 será realizada a Copa do Mundo (entre novembro e dezembro por conta do verão no Catar), não se sabe quando será a primeira edição. Certo, apenas, que será disputado na China.
– Nós queremos proteger os clubes, mas também proteger o futebol de seleções, e achar esse equilíbrio não é simples – disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
– Os clubes e os fãs de clubes do mundo inteiro querem (o novo Mundial). Mas antes temos que poder dizer quando vamos fazer. É certo que será na China, mas ainda não decidimos quando – esclareceu.
A edição que aconteceria em 2020 foi confirmada para fevereiro de 2021, no Catar. Já são quatro participantes confirmados: Bayern (campeão da Liga dos Campeões da Europa), Al Ahly (campeão da Liga dos Campeões da África), Al Duhail (campeão do Catar) e Auckland City (nomeado pela OFC).