sexta-feira, outubro 15, 2021
No menu items!
Início Especial Adeus, Maradona! Relembre a carreira do polêmico e genial camisa 10 argentino

Adeus, Maradona! Relembre a carreira do polêmico e genial camisa 10 argentino

A data de 25 de novembro de 2020 será marcada como um luto para o futebol mundial. Diego Armando Maradona morreu aos 60 anos após uma parada cardiorrespiratória, no bairro de San Andrés, na província de Tigre, na Argentina.

Um dos grandes nomes da história do futebol e o maior ídolo argentino sofreu o mal súbito no fim da manhã desta quarta, quando ambulâncias foram chamadas à sua casa, onde se recuperava de uma cirurgia no cérebro.

O campeão mundial de 1986 no México passou por uma cirurgia para um coágulo na cabeça no início de novembro.

Nos últimos dias sua família havia notado Maradona muito ansioso e nervoso, quando surgiu a ideia de transferi-lo a Cuba para sua reabilitação, onde já havia passado alguns anos lutando contra o vício da cocaína.

O ex-jogador, porém, não resistiu, e sua morte foi confirmada pela imprensa argentina e pela TV pública do país no começo da tarde.

A CARREIRA

Maradona surgiu no Argentino Juniors ainda jovem e aos 17 anos, em 1978, já chamava atenção e por pouco não foi convocado para a Copa do Mundo daquele ano, Mundial este que a Argentina conquistou seu primeiro título. Não foi desta vez que o craque ganharia seu título mundial.

Após brilhar pela modesta equipe de Buenos Aires, o Boca Juniors o contratou, em 1981, onde ficou um ano e logo foi negociado com o Barcelona. Porém, apesar do pouco tempo, Maradona é um dos grandes ídolos da história do clube.

No Barça, foram duas temporadas, mas foi no Napoli que o craque chamou atenção na Europa nos sete anos que atuou por lá.

Depois, Maradona ainda jogou no Sevilla, Newell’s Old Boys e Boca Juniors novamente no fim da carreira, entre 95 e 97, quando pendurou as chuteiras.

Como atleta, ele conquistou a Copa do Mundo de 1986 e o Mundial sub-20, em 1979, pela seleção argentina. Maradona conquistou dois títulos do Campeonato Italiano (1986/87 e 1989/90), um da Copa da Uefa (1988/89), um da Copa Itália (1986/87) e um da Supercopa da Itália (199) no Napoli. Com o Barça, venceu uma Copa do Rei (1982/83), uma Copa da Liga Espanhola (1982/83) e uma Supercopa da Espanha (1983). No futebol argentino, seu único título foi o campeonato nacional, em 1981, com o Boca Juniors.

SELEÇÃO: A MÃO DE DEUS E O DOPING

Dois momentos marcaram a carreira de Maradona na Seleção Argentina. O mais grandioso foi o título conquistado como protagonista na Copa de 1986, no México.

Diego Maradona foi o grande nome da seleção argentina naquela conquista e dois lances ficaram marcados naquela conquista, ambos na semifinal contra a Inglaterra.

Um golaço com uma arrancada magistral do meio de campo, onde ele driblou meio time rival, e o segundo o famoso gol de mão que eliminou a Inglaterra na vitória por 2 a 1 (assista os dois gols).

Na grande final da Copa de 86, a Argentina venceu a Alemanha por 3 a 2 e ficou com o bicampeonato, conquista exaltada até hoje na Argentina.

O outro momento polêmico foi na Copa de 1994, quando o craque foi pego no doping por uso de cocaína e deixou a seleção ainda na primeira fase da competição.

COMPARAÇÃO COM PELÉ E MESSI

A maior comparação do futebol mundial fica no imaginário dos torcedores até hoje, principalmente argentinos e brasileiros.

Quem foi maior: Pelé ou Maradona?

Um duelo que inflama e causa um duelo entre esses dois gênios do futebol mundial. Maradona é o grande nome da história do futebol argentino principalmente por ter sido protagonista da conquista do Mundial de 1986.

Pelé é o maior vencedor de Copas do Mundo como jogador de todos os tempos, com três conquistas.

Outra comparação recente na Argentina é com Messi, que também é considerado um dos principais jogadores argentinos de todos os tempos. Porém, neste duelo, a Copa do Mundo de 1986 ainda pesa a favor de Maradona, já que Messi foi vice na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e além de jamais ter atuado profissionalmente por um clube argentino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES