Durante as duas últimas reuniões realizadas pelo Conselho de Natick, alguns moradores disseram que não querem lojas de maconha em dois pontos onde elas seriam abertas: 6 Worcester St. e 42 Worcester St., perto da linha com Wellesley, na Rota 9 – sentido leste.
Os motivos incluem o potencial para aumento do tráfego, peregrinação de clientes, diminuição do valor dos imóveis residenciais e danos à qualidade geral do local que fica na área.
O relatório é de um painel de cinco membros de quatro funcionários municipais e um residente designado pelo conselho para separar oito pedidos de empresas de maconha recreativa com três finalistas – Revolutionary Clinics, 6 Worcester St., a localização atual é de um liquor store; C3 Natick LLC, 42 Worcester St.; e Cypress Tree Management, 321 Speen St. (o Cloverleaf Mall).
Os três disputam duas licenças.
Quatro fatores determinaram os finalistas – viabilidade de cada local proposto; nível de experiência operando um estabelecimento de maconha para adultos; a capacidade da cidade de trabalhar com a empresa; e o desejo de Natick de ter as duas licenças concedidas a empresas que irão operar em localizações distintas.
O Select Board tem autoridade para conceder as duas licenças, por votação na Assembleia Geral Extraordinária de 2018. A mesma assembleia fixou o limite de duas licenças, o que representa 20% do número de licenças de bebidas alcoólicas da cidade. Também estabeleceu três distritos varejistas de maconha; todos os oito pedidos de lojas de maconha no varejo escolheram locais nesses distritos.
O presidente do conselho, Jonathan Freedman, disse que não há prazo para uma decisão e ressaltou que todas as escolhas serão feitas no melhor interesse da cidade.
Também não há exigência de concessão de duas licenças, disse ele. O conselho respeita a experiência do grupo em apresentar suas recomendações, mas não tem obrigação de aceitá-las. Pode conceder uma ou duas licenças ou mesmo nenhuma.
Há moradores que querem que o conselho dê uma das licenças à Cypress Tree Management, para que ela possa operar no Cloverleaf Mall, na Speen Street. O pensamento é que o local está afastado dos bairros residenciais e tem estacionamento suficiente e fluxo de tráfego adequado para acomodar uma loja.
Com base no que acontece lá, os vizinhos acreditam que o conselho poderia ver o que funciona e usar essa informação para apontar áreas da cidade mais adequadas para o comércio de maconha.