As autoridades estão investigando um incêndio na manhã de segunda-feira em uma igreja predominantemente negra em Springfield como um potencial crime de ódio.
Os investigadores estão trabalhando primeiro para descartar quaisquer causas acidentais, mas acreditam que o incêndio pode ter sido intencionalmente causado e possivelmente relacionado a três outros incêndios na vizinhança nas últimas três semanas.
“É uma igreja que pegou fogo à noite, então é um potencial crime de ódio”, disse o Comissário dos Bombeiros de Springfield, BJ Calvi, aos repórteres, quando perguntado por que o Federal Bureau of Investigation estava envolvido.
Os bombeiros foram chamados pela primeira vez à igreja no 14 Concord Terrace, por volta das 5h. Quando chegaram, as chamas haviam tomado conta do porão e do primeiro andar, disse ele. Demorou cerca de uma hora para controlar o fogo.
“A igreja está fortemente danificada por dentro”, disse Calvi. “Está inutilizável neste momento.”
As autoridades estão procurando vestígios de acelerantes usados para iniciar o fogo, mas até agora não encontraram nenhum. Um cão treinado para detectar aceleradores andou pela propriedade duas vezes, disse Calvi.
Agora, as autoridades estão vasculhando a área, pedindo informações sobre o que pode ter causado o incêndio e se alguém viu algo suspeito entre 2h e 3h na área. As autoridades disseram que há uma recompensa de US $ 5.000 por informações que ajudem a identificar a causa do incêndio.