Um funcionário da agência que supervisiona os serviços de imigração e naturalização dos EUA disse para os empregados não se comunicarem com a equipe de transição do presidente eleito Joe Biden até que um nomeado por Donald Trump “considere os resultados claros” e reconheça o vencedor, de acordo com um e-mail interno obtido pelo BuzzFeed News.
A mensagem foi enviada na quinta-feira passada a um grupo de funcionários da política do USCIS, que passou por uma transformação radical sob o atual governo.
A agência mudou seu foco de formas de examinar e fornecer benefícios de imigração de maneira mais eficiente para a adoção de políticas para restringir o acesso de imigrantes na fronteira e em outros lugares aos EUA.
“É perturbador e desanimador que a agência não esteja permitindo que funcionários ajudem a equipe de transição Biden a garantir uma transferência tranquila”, disse um funcionário do USCIS que falou sob condição de anonimato.
“Esses atrasos podem prejudicar a capacidade do novo governo de avançar em questões importantes que a agência e nosso país enfrentam”.
Trump continua contestando o resultados da eleição. Diante disso, um funcionário acrescentou: “Ainda não houve o anúncio de um vencedor da eleição presidencial. Até então, todos nós permanecemos em uma postura pré-eleitoral, o que significa que não deve haver qualquer comunicação com a equipe”.
O e-mail informou aos funcionários que “até a verificação, não deve haver contato com a equipe de Biden”, antes de adicionar que “se e quando” o reconhecimento da vitória de Biden for formalizado, o contato será feito.
O atraso na transição causou preocupação entre os funcionários de outras agências, especialmente aqueles responsáveis por lidar com a pandemia do coronavírus. Para o USCIS – e o DHS como um todo – o atraso pode prejudicar os esforços para desfazer as inúmeras mudanças na política de imigração instituídas pelo governo Trump.
Os oficiais de imigração foram forçados a implementar políticas que restringiram o asilo na fronteira com o México e tornaram mais difícil solicitar certos vistos. Espera-se que essas diretrizes sejam revertidas com a mudança de comando na Casa Branca