Os imigrantes em processo de deportação não poderão mais gerenciar ou renovar suas carteiras de motorista, na Flórida, a menos que apresentem um documento emitido pelo governo federal que mostre seu status de imigração ou que entraram no país legalmente.
O Departamento de Veículos do estado reforçou os requisitos em meados de maio e já começaram a ser implementados.
“Antes da mudança, imigrantes sob processo de deportação e sob a supervisão do “ICE”, podiam obter e renovar uma carteira de motorista desde que mostrassem a ordem de supervisão”, explicou José Guerrero, advogado que pratica em Miami.
Guerrero explicou que muitos imigrantes sem documentos estão atualmente com suas deportações suspensas e devem se reportar periodicamente aos escritórios do ICE para supervisão.
“Infelizmente, essas pessoas não poderão mais obter ou renovar suas carteiras de motorista, a menos que apresentem um formulário I-94 mostrando que entraram legalmente no país, uma permissão de trabalho ou qualquer outro documento de imigração”.
Os requisitos:
Cartão de autorização de trabalho válido emitido pelo serviço de imigração;
Documento atual emitido pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), mostrando a classificação do status de imigração correspondente (formulário I-94);
Passaporte junto com o formulário I-94;
Os titulares de visto F1 e M1 devem acompanhar o formulário I-20;
Refugiados e asilados ou em liberdade condicional devem acompanhar documentação adicional;
Uma ordem emitida por um juiz de imigração que garante asilo ou uma ordem que cancela a deportação.