Um encontro internacional de líderes Biogen, realizado em um hotel de Boston, em fevereiro, foi determinante para o quadro de 20 mil casos de Covid-19 em Massachusetts no início de maio, de acordo com três cientistas envolvidos em um novo estudo.
Depois de analisar quase todos os primeiros casos confirmados da doença na área por mudanças na composição genética do coronavírus à medida que passam de uma pessoa para outra, os pesquisadores analisaram o impacto do grande evento no Hotel Marriott Long Wharf na comunidade.
O que torna a estimativa ainda mais surpreendente é que essa versão do vírus foi uma das mais de 80 que invadiram o estado entre o final de janeiro e o início de maio, segundo os pesquisadores.
Os pesquisadores enfatizaram que sua estimativa é uma extrapolação baseada em vírus isolados de 772 pacientes locais.
“Estou confiante de que a escala para medir este evento está na casa das dezenas de milhares”, disse o Dr. Jacob Lemieux, médico infectologista do Massachusetts General Hospital e um dos três cientistas do Broad Institute of MIT and Harvard, que falou sobre o estudo que escreveram com 50 outros pesquisadores.