Um novo ano significa novos privilégios de direção para imigrantes sem documentos na Virgínia. O projeto de lei ‘Licença para Todos’ entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Cerca de 300 mil pessoas podem ser beneficiadas com a medida aprovada em julho do ano passado.
O governador Ralph Northam sancionou o projeto de lei, mesmo com os republicanos estaduais se opondo à lei, argumentando que ela permite a fraude de identidade.
Mas, segundo a lei, o cartão de privilégio não será considerado uma identidade válida para outros fins que não seja para a direção.
Aqueles que buscam a carteira terão que agendar uma consulta com o “DMV” local, o que pode levar meses devido à pandemia.
Uma versão em espanhol do manual de direção do estado está disponível online (clique aqui) e no DMV para preparar melhor os que não falam inglês para seus testes obrigatórios.
Outro estado que já aprovou uma legislação idêntica foi Nova Jersey, que também tinha previsão para liberar a carteira na mesma data. No entanto, devido a problemas burocráticos em função da pandemia de coronavírus, a implementação foi adiada.
Além deles, já são 14 estados, mais o Distrito de Columbia (Washington DC), que concedem carteira para indocumentados:
Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Nova York, Novo México, Oregon, Vermont, Utah e Washington (sendo este o primeiro, desde 1993).