domingo, outubro 24, 2021
No menu items!
Início Estados Unidos Eleições dos EUA: Enxurrada de recontagem de votos deve atrasar resultado oficial

Eleições dos EUA: Enxurrada de recontagem de votos deve atrasar resultado oficial

À medida que Joe Biden ia avançando para ultrapassar Donald Trump na apuração dos votos, em locais decisivos, a campanha do republicano já se mexia para judicializar a eleição dos Estados Unidos. Até a tarde desta sexta-feira, havia o prenúncio de, pelo menos, quatro estados que deverão passar por uma recontagem das cédulas.

Além da Geórgia, Pensilvânia, Nevada e Wisconsin, onde Biden está para vencer por uma diferença com menos de 1% dos votos, é possível que haja uma nova apuração. 

Até o momento, projeções da imprensa americana indicam que o democrata Joe Biden está muito perto de vencer a corrida. Em pelo menos seis estados, a contagem segue em andamento.

Na Pensilvânia e na Geórgia, onde os votos ainda são contabilizados, a disputa está acirrada entre Biden e o republicano Donald Trump, que tenta a reeleição. As legislações dos dois estados abrem chances para possíveis recontagens no caso de haver uma margem estreita entre os candidatos. Na Geórgia, com 98% das urnas apuradas, Biden e Trump aparecem com o mesmo percentual de votos: 49,4%. Em números absolutos, o democrata está à frente do republicano por uma diferença pequena, de cerca de 1.580 votos, até a publicação desta matéria.

A legislação estadual da Geórgia prevê que, caso a diferença entre os candidatos seja menor do que 0,5 ponto percentual, é possível pedir a recontagem. Hoje, o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, informou que as autoridades locais procederão para que a recontagem seja feita. A margem também é estreita na Pensilvânia: com 95% das urnas apuradas, Biden aparece com 49,4% dos votos e, Trump, com 49,3%.

A diferença entre os candidatos é de cerca de 9 mil votos. Pela legislação estadual da Pensilvânia, é obrigatório que haja recontagem dos votos caso o candidato vencedor fique à frente do derrotado por uma margem de 0,5 ponto percentual ou menos. A recontagem deve ser solicitada até o dia 12 de novembro e concluída até 24 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES