Somente após algumas horas do caos instaurado no Congresso americano, o presidente Donald Trump resolveu se pronunciar pedindo explicitamente para que os vândalos deixassem o local. Durante um minuto, o republicano disse “saber a dor” dos manifestantes, mas que todos deveriam ir para a casa “em paz”. Antes, o presidente eleito joe Biden havia discursado exigindo um pronunciamento do adversário político:
“As cenas de caos no Capitólio não refletem uma verdadeira América. Não representam quem somos. O que estamos vendo é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade. Isso não é dissidência, é desordem. É caos. sobre a sedição, e isso deve acabar agora. Peço a esta multidão que recue e permita que o trabalho da democracia prossiga”, disse Biden, falando de Wilmington, Delaware.
“Neste momento, nossa democracia está sob um ataque sem precedentes, diferente de tudo que vimos nos tempos modernos. Um ataque à cidadela da liberdade, o próprio Capitólio. Um ataque aos representantes do povo e à polícia do Capitólio que jurou protegê-los, e os funcionários públicos que trabalham no coração de nossa república”, acrescentou Biden.
Da Casa Branca, Trump afirmou que “nós temos que ter paz” e que as pessoas deveriam ir para a casa.
“Eu sei que vocês estão machucados. Tivemos uma eleição que foi roubada de nós. Mas vocês têm que ir para a casa agora. Nós temos que ter paz, respeitar a lei e a ordem. Nós não queremos ninguém machucado. Eu sei como vocês se sentem. Mas vão para a casa em paz”, pediu o presidente.
Trump insistiu na tese de que venceu a eleição “de lavada”, mas não apresentou nenhuma prova suficiente para ser considerada em alguma instância judicial.
O resultado da incitação feita pelo próprio presidente culminou com uma mulher baleada no peito no Capitólio, que está em estado crítico, além de um policial que teria se ferido, segundo a Rede CNN.

A Guarda Nacional foi acionada para restabelecer a ordem na capital americana. Um toque de recolher foi decretado pela prefeitura de Washington DC, que vai das 18h desta quarta até as 6h do dia seguinte.