A Casa Branca já lançou o desafio por uma reforma imigratória abrangente. Enquanto ela é discutida no Congresso, uma centena de parlamentares democratas vem estudando alternativas para que uma legalização ocorra mais rapidamente. Uma delas seria aprovar juntamente com o plano de estímulo econômico um caminho para a cidadania de trabalhadores indocumentados considerados essenciais, além de Dreamers e beneficiários do “TPS” (sigla em inglês para quem tem uma proteção temporária nos EUA).
Os legisladores fazem da parte do Hispanic Caucus do Congresso. O Partido pretende apresentar seu projeto de US$ 1,9 trilhão de estímulo à economia em função da pandemia de coronavírus, nesta segunda-feira. Está sendo estudada a possibilidade de exigir o uso do dispositivo de “reconciliação” (um processo legislativo que acelera a aprovação de determinada legislação orçamentária no Senado), passando com uma maioria simples.
Além disso, 10 senadores republicanos apresentaram neste domingo uma contraposição de US$ 600 bilhões e solicitaram uma reunião com o presidente, Joe Biden, para negociá-la.
“À medida que você continua a trabalhar em seu pacote de ajuda COVID-19 e começa a trabalhar em uma recuperação econômica e pacote de empregos, pedimos que inclua um caminho para a cidadania para trabalhadores imigrantes essenciais, Dreamers e beneficiários do TPS também, bem como suas famílias”, escreveu o grupo de democratas em uma carta à presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e ao presidente do Comitê de Orçamento, John Yarmuth, que foi compartilhada com o site “Politico”.

Recentemente, a vice-presidente Kamala Harris afirmou que o governo Biden se concentrará em reduzir os tempos de espera para obter a cidadania e conceder green cards imediatos aos beneficiários do DACA e imigrantes sem documentos protegidos por outros programas como o TPS.
Para enfrentar essas medidas, Harris disse que o novo governo “tem planos” de apresentar ao Congresso um projeto de reforma da imigração com o qual também pretende fortalecer o quadro de juízes de imigração para agilizar as audiências dos requerentes de asilo.
Mas eles reconheceram que o objetivo principal é o progresso, por isso estão abertos a aprovar partes da reforma gradualmente no Congresso, enquanto pressionam por um grande projeto de lei.
Ativistas de imigrantes têm apoiado o fornecimento de vários caminhos para a reforma da imigração.
O deputado Joaquín Castro, democrata do Texas e ex-presidente do Congressional Hispanic Caucus, está trabalhando em um projeto de lei separado que permitiria que trabalhadores sem documentos essenciais solicitassem o status de residente permanente.
Castro demonstrou otimismo quanto à inclusão da proposta no pacote de estímulo e afirmou ter um plano pronto de legalização destes grupos com direito à cidadania depois de cinco anos.
A proposta de Joe Biden visa legalizar indocumentados que chegaram até 1° de janeiro de 2021, dando direito a um status legal, com green card após cinco anos da regularização e cidadania três anos depois da obtenção da residência permanente. Todos passariam por um processo de checagem de antecedentes criminais, pagamento de impostos e outros requerimentos.