O Congresso declarou formalmente a vitória do presidente eleito Joe Biden na madrugada desta quinta-feira, no final de um longo dia marcado por um ataque ao Capitólio realizado por uma violenta multidão de partidários do presidente Donald Trump. Em seguida, o republicano, enfim, divulgou um comunicado afirmando que haverá uma transição ordeira até a posse do democrata, no próximo dia 20.
A Câmara dos Representantes e o Senado se reuniram novamente em sessão conjunta durante a noite, depois de serem forçados a interromper a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral quando os apoiadores de Trump invadiram o prédio.
A recontagem dos 306 votos de Biden para 232 do presidente Donald Trump, terminou em um processo que durou até as 3h40.
O vice-presidente Mike Pence leu a contagem final, colocando assim a marca final em um dia desolador e deplorável em Washington, em função de radicais traumpistas.
Minutos depois, Trump reconheceu os resultados e disse que “haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro”. Em nota divulgada pela Casa Branca, o presidente mais uma vez disse falsidades sobre o resultado das eleições, mas também afirmou que este mês encerrará “o melhor primeiro mandato da história presidencial”.
A rede social Twitter manteve a conta de Trump suspensa por 12 horas, depois que o presidente continuou a promover teorias de conspiração não apoiadas pelos fatos sobre as eleições após o caos no Capitólio.
Anteriormente, os legisladores foram forçados a interromper a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral e buscar refúgio quando os partidários de Trump invadiram o prédio.
Uma mulher foi baleada dentro do Capitólio por um policial e posteriormente morreu. A Guarda Nacional foi ativada e o prefeito ordenou um toque de recolher de 12 horas na cidade, que começou às 18 horas de quarta-feira.