quinta-feira, outubro 21, 2021
No menu items!
Início Imigração Com a decisão judicial de retomar o DACA completamente, o que o...

Com a decisão judicial de retomar o DACA completamente, o que o governo Trump fará?

A comunidade imigrante vibrou com a decisão exigindo que o DACA seja restaurado completamente. A advogada Alma Rosa Nieto afirmou que o parecer mostra que “os tribunais federais deste país funcionam”. No entanto, ela explicou que ainda é possível para que o governo Trump recorra da decisão.

“Há alguns litígios pendentes no Texas”, disse ela, embora espere que não haja nenhuma mudança antes de Biden assumir o poder.

O que os Dreamers devem fazer agora? A advogada recomenda que eles “comecem a se preparar, tenham a documentação necessária, busquem conselhos e vão à página do USCIS, hoje mesmo, para ver as instruções antes de enviar qualquer coisa e comecem a recolher as provas de estadia e escola, bem como seus documentos de identidade”.

O governo federal terá de publicar no site do  USCIS os detalhes de como os novos aplicantes podem e onde devem se inscrever”.    

O juiz Nicholas Garaufis, de Nova York, que já havia revogado a suspensão do programa em decisão emitida em meados de novembro, determinou que, o mais tardar nesta segunda-feira, o governo federal deverá publicar em todos os seus sites que está aceitando novas inscrições, que se qualificam para o programa, mas não conseguiram se inscrever por alguma razão.

Astrid Silva, ativista e diretora executiva da organização Dream Big Nevada, garantiu em entrevista à Telemundo que sentiu “felicidade” após a decisão. “Tive o privilégio de obter o DACA e sei o quanto prejudicou nossos meninos mais novos não podermos aplicar”, disse ela.

Novas inscrições para o programa não foram possíveis desde que Trump anunciou seu encerramento em setembro de 2017. Estima-se que 1 milhão de indocumentados são elegíveis e podem se inscrever após a decisão de sexta-feira.

“Esta tem sido uma montanha-russa, às vezes estamos subindo, às vezes estamos descendo. Espero que tudo isso acabe quando a administração (de Joe) Biden começar”, acrescentou Silva.

O democrata prometeu restaurar o DACA e abrir ajuda federal aos Dreamers para que possam pagar seus estudos. Silva é um dos rostos mais conhecidos na defesa dos imigrantes depois que Obama contou sua história para ilustrar a situação dos indocumentados no país.

Ela chegou aos Estados Unidos depois de cruzar o Rio Grande em uma jangada feita com pneus quando tinha apenas 4 anos.

O juiz acrescentou que a administração atual também terá de aceitar os pedidos de renovação e liberdade condicional antecipados nos termos em que esses benefícios foram concedidos antes do desmantelamento.

Garaufis, que preside o Tribunal Distrital em Brooklyn, também ordenou que o governo conceda aos candidatos autorizações de trabalho que duram dois anos em vez de um ano, o período proposto pela administração Trump durante o verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES