A Chapecoense está de volta à elite do Campeonato Brasileiro, ao conquistar o título da Série B, pela primeira vez, nesta sexta-feira. A vitória sobre o Confiança (SE) por 3 a 1, na Arena Condá, coroou uma grande campanha e uma disputa acirrada palmo a palmo com o América-MG, que ficou com o vice-campeonato e também se garantiu na Série A, em 2021.
Os dois times terminaram empatados em número de pontos e de vitórias, mas a Chape levou a melhor no saldo de gols – 21 contra 20 do Coelho.
O título veio no último lance importante do jogo. Anselmo Ramon marcou de pênalti o gol que selou a vitória da Chape, garantindo a taça de maneira emocionante. Os jogadores do América-MG ficaram incrédulos à beira do campo, enquanto acompanhavam o encerramento da partida do rival.
Além das duas equipes, Juventude e Cuiabá conseguiram se classificar, fechando o seleto Grupo dos 4 times que disputarão o campeonato mais importante do país.
Figueirense, Paraná, Botafogo (SP) e Oeste (SP) foram rebaixados para a Série C. Remo (PA), Londrina (PR), Brusque (SC) e Vila Nova (GO) conseguiram o acesso para a Série B, em 2021.
Resultados da última rodada da Série B (2020):
Chapecoense 3 x 1 Confiança
América-MG 2 x 1 Avaí
Guarani 0 x 1 Juventude
CRB 4 x 1 Cuiabá
Figueirense 2 x 7 Ponte Preta
Sampaio Corrêa 1 x 0 Oeste
Botafogo (SP) 0 x 1 Operário
Paraná 0 x 0 Cruzeiro
Brasil de Pelotas 0 x 1 Vitória
Náutico 1 x 1 CSA
