domingo, outubro 24, 2021
No menu items!
Início Notícias Brasileiro ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática

Brasileiro ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática

O jovem Pedro Cabral, natural de Pernambuco, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), neste ano. Ele foi contemplado com uma bolsa para estudar na França.

O estudante de 18 anos se prepara para a IMO desde 2016, quando obteve a primeira classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Com o bom resultado que Pedro conquistou no 9º ano, ele pôde participar de treinamentos da Sociedade Brasileira de Matemática, além de outras olimpíadas internacionais.

Em 2018, participou pela primeira vez da IMO e conta que sempre quis chegar no topo. “Eu sonhava há bastante tempo com essa medalha de ouro desde a primeira vez que eu participei. Eu acreditava que era possível, só que eu sabia que era difícil”, pontua Pedro Cabral.

Depois de muita preparação na escola em que estudava no Ceará, Pedro foi o único da equipe a conquistar a condecoração de ouro e 11ª medalha desse tipo na história do Brasil. O resultado também foi histórico: o Brasil chegou à 10ª colocação, acumulando outras cinco medalhas de prata.

Um dos competidores que levou uma medalha de prata para casa foi Guilherme Zeus. O estudante de 17 anos guarda o sentimento de missão cumprida e conta que a prova foi divertida. “Dei o meu melhor e o resultado reflete isso”, disse. A possibilidade de uma olimpíada internacional surgiu para Guilherme após ganhar uma medalha de ouro na OBM em 2018. No ano passado, ele participou da IMO no Reino Unido e conquistou uma condecoração de bronze, após o desempenho no evento.

O principal aprendizado por ter participado da Olimpíada Internacional de Matemática para Guilherme é sobre “perder o medo e não se desesperar quando encara problemas difíceis.” Já para Pedro Cabral, o principal aprendizado vai muito além da conquista de uma medalha de ouro. “Eu sou uma pessoa completamente diferente por ter participado disso. Tanto na minha forma de pensar quanto com o que eu aprendi”, ressalta o medalhista.

Sediada pela primeira vez na Romênia em 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) ocorre anualmente e é destinada a alunos do ensino médio. O Brasil participa da competição desde 1981, com seis estudantes na equipe. As provas que iriam ocorrer este ano em São Petersburgo, na Rússia, acabaram sendo adaptadas, devido à pandemia. Elas foram feitas em centros de aplicação de cada país, selecionados pelo conselho consultivo da IMO.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES