domingo, outubro 24, 2021
No menu items!
Início Estados Unidos Aumenta o desejo por impeachment no Congresso liderado por democratas

Aumenta o desejo por impeachment no Congresso liderado por democratas

O presidente Donald Trump prometeu uma “transição ordeira” de poder, após meses de recusa e depois que o Congresso validou o triunfo eleitoral de Joe Biden, mas a mensagem pode ter chegado tarde demais: já há uma onda de renúncias de funcionários da Casa Branca e mais e mais republicanos se voltaram contra ele, aumentando as chances de um impeachment.  

Até o momento, houve duas renúncias importantes (e as duas primeiras dentro do Gabinete da Presidência): a primeira foi da secretária de Transportes, Elaine Chao, que é esposa de Mitch McConnell, o líder da maioria republicana no Senado até agora. A outra, da secretária de Educação Betsy DeVos, que em sua carta de demissão dedicou palavras duras a Trump, dizendo que os eventos no Capitólio foram “o ponto de virada” para sua decisão de renunciar.

Elinore F. McCance-Katz, subsecretária para saúde mental e uso de substâncias, também renunciou na noite de quinta-feira. “Não posso apoiar um tipo de discurso que resulte em incitação à violência e coloque nossa própria existência em risco”, disse ela.

O Partido Democrata já pediu diretamente a deposição do presidente, após o violento ataque de quarta-feira ao Capitólio por seus apoiadores e após um discurso incendiário de Trump naquela manhã.

“Este presidente não deveria estar no cargo no dia seguinte”, disse o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, na quinta-feira, em uma declaração pedindo ao vice-presidente Mike Pence e ao gabinete que invocassem a Emenda 25 da Constituição, para remover Trump do cargo. A ideia já teria sido descartada pelo vice-presidente.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, juntou-se ao pedido de Chuck Schumer ao solicitar ao vice-presidente Mike Pence que invocasse a 25ª Emenda para remover Trump do cargo. Com a recusa do aliado de Trump, o Congresso pode estar preparado para avançar com o impeachment, segundo a democrta.

“Esse é o sentimento esmagador do meu grupo e do povo americano”, afirmou Pelosi em uma entrevista coletiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

POPULARES