O CDC (Centro de Controle de Doenças) agora está pedindo aos viajantes de férias que façam um teste de um a três dias antes da viagem e, em seguida, outro teste de três a cinco dias após o retorno.
As autoridades federais também querem que os viajantes reduzam as “atividades não essenciais” por sete dias completos após a viagem, mesmo que o teste seja negativo.
“A única coisa sobre o teste, no entanto, se você der negativo hoje, isso indica que você está negativo no momento. Não quer dizer que você não ficará positivo amanhã”, disse o Dr. Matthew Fox, epidemiologista da Universidade de Boston.
Dr. Fox disse que os viajantes precisam presumir que são portadores do vírus até receberem um resultado negativo. E mesmo com um resultado negativo, eles ainda precisam usar uma máscara e praticar o distanciamento social.
“O que não queremos é que as pessoas pensem que só porque tiveram um teste negativo, não precisam se preocupar com coisas como distanciamento social, lavagem das mãos, máscaras e todas as coisas que temos defendido nos últimos nove meses”, afirmou ele.
Depois, há a questão do tempo de resposta para os resultados. Lindsay Gilman, moradora de Melrose foi testada cinco vezes. Ela disse que a maioria dos resultados voltou em um dia.
“Houve apenas uma vez que levou cerca de três ou quatro dias, mas na maioria das vezes demorou 24 horas”.
O CDC declarou que, se você viajar e não fizer o teste, considere se isolar e reduzir suas atividades por 10 dias completos após voltar para casa. E se você fizer o teste, mas os resultados não voltarem a tempo para sua viagem?
“Suponha que você esteja infectado e aja como se estivesse até obter os resultados”, avisou o médico.